20.10.2017
  • Indice1,00vale
  • US$11.7645hoje*
  • FB174.56-1.47 - -0.84%
Loading...
Você está aqui:  Home  >  Cotação do Café

Cotação do Café

Aqui nesta página você verifica a cotação do café, que é tido como a bebida mais consumida no Mundo. Basta reparar no nosso gráfico postado acima para ver o valor recente e também o de alguns meses atrás. Apesar de já termos passado por crises em se tratando desta conhecida bebida, o Brasil é um dos maiores produtores de café do planeta. Se analisarmos bem, literalmente qualquer pessoa tem interesse sobre o valor do café hoje. Seja no caso o dono ou dona de casa que passa seu cafezinho diário ou para o economista ou produtor de café que precisa saber do preço atual.

É costume de todos que acessam este site, olharem as outras sessões aqui contidas. E, isso dito você percebe que a variação da cotação do café é constante. E essas variações dependem de fatores “externos” como é o caso da política, câmbio e outros mais. A bebida mais famosa do Mundo depois da água está nesta página representado por um simples e prático gráfico. O usuário apenas precisa checar as mudanças ocorridas nos últimos meses.

Um Pouco Sobre a História do Café

É uma bebida que tem origem na África, numa região alta da Etiópia. O café acredita-se ter ganhado esse nome por ser originário da Cafa, situado na já comentada Etiópia. Após isso, a bebida foi apresentada na Arábia e outras partes do oriente médio até chegar à Europa, mais precisamente Itália e Inglaterra no século XVII. Nessa época, o valor do café já era reconhecido, pois a bebida era usada como uma ver medicinal como cura para vários males.

Depois passou a ser apreciado em quase todos os países europeus até chegar no estremo ocidente, as Américas e nos EUA. Que, aliás, os Estados Unidos é o país campeão em importação do café e também em consumir. E os responsáveis pela disseminação inicial do café no planeta foram os holandeses. No Brasil segundo a história primeiro chegou no norte, em Belém do Pará por volta de 1727. Mas foi em São Paulo em 1820 que começou a era do Brasil exportador de café. É praticamente onde começa a história da cotação do café nacional. Nessa ocasião, nosso país chegou a produzir 45% do café de todo o Mundo.

Por que se Interar Sobre o Preço do Café?

Saber o valor do café hoje é algo significativo para inúmeros setores. Alguns como forma de degustar a bebida enquanto outros precisam disso para sobrevivência ou aumento dos negócios. E inevitavelmente fatores como o clima podem trazer noticias desagradáveis que interferem no preço atual do café. O início de 2014 foi marcado por uma época desagradável para muitos. Por causa inesperada estiagem, o preço subiu bastante, fazendo com que a saca atingisse valor superior a de muitos anos anteriores.

Nessa mesma época, a cotação do café teve mesmo caminhar se comparando com o que ocorre no cenário internacional. Na bolsa de Nova York houve registro de aumento maior que 50%, o que é algo elevadíssimo. Nem precisa dizer que todo esse aumento teve uma repercussão negativa para a sociedade e produtores. Como exemplo, em fevereiro do referido ano o preço da saca chegou a R$380 em Minas Gerais. Valor que não se via desde o início de 2012.

Na realidade o usuário ou qualquer interessado pode acompanhar o valor do café hoje pelos jornais com temas rurais ou revistas de mesmo sentido. Porém, aqui em Dolarhoje.com.br é mais prático porque é questão de dois cliques e pronto. Sem contar que demonstramos valores anteriores para fins de comparação.