Loading...
Você está aqui:  Home  >  Dólar Turismo

Dólar Turismo

Atualização: 19.01.2017




3,16

3,35

Compra

Venda




O dólar turismo representa a cotação da moeda americana para viagens de brasileiros aos EUA ou outros lugares onde a aceita e vice versa. O valor difere do comercial porque não se trata de transações virtuais e requer que espécies sejam fisicamente transferidas. A cotação do dólar turismo é normalmente atualizada uma vez por dia e consiste de duas partes, o preço da compra e da venda.

O valor da venda indica quantos Reais o turista precisa pagar em um banco ou uma casa de câmbio para os mesmos venderem um dólar americano. Esta é a parte da cotação do mercado é geralmente a interessante para os turistas brasileiras que precisam adquirir espécie para viajar.

Contrariamente, o preço da compra representa a quantidade em Real que as mesmas instituições desembolsam por cada dólar. Esta transação é interessante para americanos que visitam o Brasil e brasileiros que retornam do exterior com excedente de divisas querendo trocar de volta.

Por que o Dólar Turismo é Mais Caro?

Comparando o dólar turismo ao seu par comercial sempre pode perceber que a cotação turística é mais cara. Esta observação vale tanto para a venda, onde é preciso pagar mais do que o valor comercial, quanto para a compra que retorna um preço inferior. Isto tem diversas razões.

  1. Existem custos maiores envolvidos com o transporte efetivo de espécie de dólares par abastecer bancos e casa de câmbio. Estes têm que ser mais frequentes porque a demanda é maior do que os dólares devolvidos nos mesmos locais. Tanto é que nem toda agência possui um setor de câmbio porque pode não ser lucrativo.
  2. Há um imposto que incidem sobre a troca pelo dólar – o chamado IOF. Para transações na cotação do dólar turismo em dinheiro a taxa é 0,38%. Já para tranações com cartão pré-pago é de 6,38%. Isto implica que o preço pago até pode variar conforme o método de pagamento onde a opção em dinheiro sai obviamente mais em conta.
  3. O mercado para o dólar turismo é menos transparente e concorrido que outros serviços bancários que envolvem transações internacionais. Por isto existe sempre uma margem de lucro que é determinado pelo próprio banco ou pela casa de câmbio.

Devido ao último fato é possível encontrar cotações diferentes do dólar turismo em locais diversos. Tipicamente, os preços em aeroportos por exemplos são mais altos do que em agências bancárias. Mas até entre os bancos pode haver diferenças. Por isso, considere o valor indicado aqui em cima como um ponto de referência, não como um preço fixo. A pesquisa antes da aquisição da moeda americana é fundamental porque é possível fazer grandes economias. Recomenda-se a troca antes da viagem porque as condições no destino tendem a ser menos favoráveis.