Dow Jones
    19.08.2017
19.08.2017
    • CADBRL=X2.5011-0.0020 - -0.0799%
    To show sotck chart
    Loading...
    Você está aqui:  Home  >  Dow Jones

    Dow Jones

    Extremamente conhecido no Mundo inteiro o Dow Jones é um dos dois principais e mais antigos índices dos Estados Unidos. É também chamado de DJIA (Indice Dow Jones Industrial Average) ou INDP. Este índice tem como função estabelecer um cálculo do movimento de mercado das 30 maiores ações das companhias mais importantes dos EUA. O índice Dow Jones não é calculado pela famosa Bolsa de Nova Iorque. Curiosamente, seus componentes são selecionados pelos editores do jornal financeiro dos Estados Unidos, o “the Wall Street Journal”. Sem haver algum critério pré-determinado, a não ser de que os componentes sejam empresas norte-americanas que sejam líderes em seus nichos de mercado.

    Em se falando das companhias que compõe o índice DJIA são de tempos em tempos se necessário, trocadas para acompanhar as mudanças que ocorrem no mercado. Quando isso ocorre, um modo de escala é utilizado para fazer um ajuste nos valores do índice no intuito deles não serem diretamente prejudicados pela mudança. De todas as entidades jurídicas que faziam parte do índice Dow Jones bem no início, apenas uma só companhia continua compondo o índice nos anos atuais. Estamos a falar da General Electric.

    As primeiras companhias a participarem do conjunto de empresas que compõe o índice DJIA a serem negociadas na bolsa NASDAQ foram Microsoft e Intel. Esse fato ocorrera no ano de 1999. E quanto às outras empresas, todas elas contam com suas ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (ou em inglês New York Stock Exchange). O índice Dow Jones Industrial Average é composto por inúmeras companhias. Vamos então listar apenas algumas delas de acordo com a situação na data de 07 de fevereiro de 2014.

    • Microsoft
    • IBM
    • Boeing
    • American Express

    Breve História Sobre o Índice Dow Jones

    O índice foi criado no ano de 1896 e nessa ocasião e representava simplesmente a média de 12 grandes companhias norte americanas muito importantes para a época. 40,9 pontos fora o valor inicial do Dow Jones. A bolsa de valores de Nova York fechou no dia 30 de julho de 1914 e assim ficou pelos próximos 04 meses. Isso ocorreu por causa da 1ª Guerra Mundial. Nesse exato dia mencionado o índice alcançou 71,42 pontos e ficou assim estagnado até o fim da Guerra. Ainda em 1994, no décimo primeiro dia do mês a bolsa reabriu e nisso, viu-se o Dow Jones fechou o dia com 54 pontos. Sendo esse valor mais de 24% menor do que era no último dia pré-guerra.

    Com o tempo foi se aumentando o numero de companhias que participavam do índice, chegando até o número de 30 entidades. Mas isso parou em 1929 quando chegou a crise maior que já passara, chegando a fechar o dia com 38,17 pontos. Mais recentemente, no ano de 1972, o índice Dow Jones ultrapassara a marca de 1000 pontos pela primeira vez na história. Os anos 80s foram muito bons em termos de crescimento para o índice. Apesar de esse crescimento ter sido meio a muitas desavenças. O mesmo ocorreu com a década de 90.

    No ano de 1995 o Dow Jones atinge impressionantes 10.000 pontos e continuava a subir com o decorrer dos anos até que o episódio de 11 de setembro de 2001 passou a sofrer algumas quedas. Em meio a muitos problemas o índice continuava a subir até que em 2007 ultrapassava a marca dos 14.000 pontos. No ano seguinte incertezas no mercado fizeram com que o índice DJIA oscilasse mais de 1000 pontos para cima e para baixo num único dia, caracterizando-se assim um novo recorde.


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *