Ibovespa
    11.12.2017
11.12.2017
    Yahoo finance API is not available right now, please try again soon...
    Loading...
    Você está aqui:  Home  >  Ibovespa

    Ibovespa

    Ambev Banco Bradesco Banco Brasil Bradespar Braskem
    Cemig Cielo Copel Cosan Eletrobrás
    Eletropaulo Embraer Fibria Gafisa Gerdau
    Gol Hypermarcas Itaú Jbs Kroton
    Light Lojas Americanas Lojas Renner Mrv Natura
    Oi Pão de Açúcar Petrobras Sabesp Souza Cruz
    Tam Telefônica Brasil Tim Tractebel Usiminas
    Vale Votorantim

    Ibovespa é o indicador mais importante que mostra os ganhos e perdas médios de todas as ações que são negociadas na Bolsa de valores de São Paulo. Esse índice ou indicador reúne as ações que mais foram comercializadas durante os últimos 06 meses. Para quem não tem costume ou não lida com o assunto é realmente complexo. Mas você já deve ter ouvido a seguinte frase: “O Ibovespa abriu hoje em alta”. Os investidores e acionistas sabem da importância que o índice Bovespa tem para eles, as empresas e para o país em modo geral.

    Na bolsa é representado pelo código Ibov ou então a cotação do Ibovespa. Esse indicador foi criado para que os investidores pudessem negocias as ações de mais ou menos 500 empresas. Assim se consegue um índice eficiente para indicar o comportamento atual do mercado Bovespa. Melhor dizendo e especificando, o acionista que fica de olho no índice Bovespa fica a saber como anda o desempenho na média das cotações atuais do mercado acionário brasileiro. Significa também ter uma idéia e panorama de como as mais importantes empresas de capital aberto em nosso país estão indo. Vale lembrar que pode se consultar qualquer ação que está no índice Bovespa online.

    Como Funciona o Ibovespa?

    O funcionamento do Ibovespa é simples, pode parecer complexo para quem nunca precisou ou teve curiosidade de saber. Trata-se de uma espécie de carteira virtual que é composta por certo de número de ações. No momento esse número é de 69, mas já fora bem menos. A primeira carteira, por exemplo, possuía 18 ações. Com o passar do tempo vai se aumentando esse número porque mais e mais empresas entram no índice. Entretanto há critérios para que as companhias façam parte desse índice. Aliás nesse índice os ajustes que ocorreram nele sempre ocorrem dependendo da variação do preço das ações e também no subsídio de proventos que são pagos pelas companhias. Exemplo onde foram necessários ajustes podem ser citados o atentado de 2011 e a grande crise mundial de 2008.

    Para saber apurar o valor no que tange aos pontos é feita com base no montante teórico de cada ação multiplicada por último preço que fora negociado. Assim, temos:

    ibovesa formula

    Fórmula para se calcular o Ibov, onde temos: Ibovespa(t) – Que significa indice Bovespa no instante t; n – Que é o número total das ações componentes da carteira teórica; P – Caracterizando o último preço da ação “i” no instante t; Q – Que é a quantidade teórica da ação “i” na carteira no instante t.

    Hoje fazem parte da carteira do Ibov 69 ações. Sendo imprescindível para um calculo correto, pois o número muda com o tempo. Normalmente de 04 em 04 meses. Então pra que uma ação faça parte do índice Bovespa é preciso entrar nos critérios analisados no período de doze meses que antecede a revisão, como sendo:

    • A soma do volume de negócios numa relação de ações deste período precisa ser superior a 80% do valor somado englobando todos os índices individuais;
    • O volume financeiro precisa ser maior que 0,1% do total negociado na BM&FBovespa;
    • É obrigatório ser negociado em mais de 80% do número total de pregões no período.

    No caso de alguma ação tenha seus negócios suspensos, o Ibov utiliza o preço do último negócio registrado até que se normalize às negociações do ativo. E se no período de 50 dias contados desde a data da suspensão não volte a ser negociado o Ibovespa excluirá a ação de sua carteira e fará os ajustes que se necessitam.

    Algumas Curiosidades Sobre o Índice

    Vejamos algumas curiosidades sobre o indicador mais importante de cotações de ações da Bolsa de São Paulo:
    – Pode se consultar qualquer ação que esteja incluída no portal do Índice Bovespa online.
    – Até o ano de 2009, apenas três empresas sempre fizeram parte do índice desde sua criação em 1960. Sendo elas: AmBev (que inicialmente listada como Antarctica), Souza Cruz e Vale (Vale do Rio Doce).
    – O recorde de pregões em alta consecutivos: 19 (dezenove). Ocorridos entre os dias 16/12/1993 e 13/01/1994.
    – O Recorde de pregões em baixa consecutivos: 12 (doze). Ocorridos entre os dias 26/05/1970 e 11/06/1970.
    – Em mais de 40 anos de história do índice, apenas em 09 deles não foram registrados recordes de pontos do Ibov.
    – A Ação que obtivera maior participação de todos os tempos do índice Ibovespa: Telebrás PN, com 50,47% na abertura da carteira de setembro de 1993.
    – O maior fechamento positivo foi de +36,05% no dia 04/02/1991.
    – O maior fechamento negativo foi de -22,26% no dia 21/03/1990.
    – Os exatos meses de revalidação da carteira são vigorados pela seguinte ordem que se segue: De janeiro a abril; De maio a agosto; De setembro a Dezembro

    Outras ações no Bovespa:

    Anhanguera Brookfield Eternit Grendene Le Lis Blanc
    Lupatech Marcopolo Tectoy Localiza Ultrapar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *