Loading...
Você está aqui:  Home  >  Internacional  >  Current Article

O Mundo sem o Dólar

Por   /   junho 1, 2013  /   Sem Comentários

Poderíamos imaginar o mundo sob uma perspectiva diferente em termo de moedas e taxas de cambio? Para fazer isso é necessário ir além em muitos pontos.

Como seria o mundo sem o dólar? Sem o euro? Sem a moeda? O que faríamos se unificássemos a forma de pagamento por todo o mundo? Poderíamos imaginar o mundo sem o dólar?

o-mundo-sem-o-dolar1

Bem, para imaginar o mundo sem o dólar, primeiro precisamos avaliar todos os efeitos sem o dólar, pois se ele jamais tivesse existido muito provavelmente a libra estaria reinando, pois, os EUA não teriam se libertado da Inglaterra.

O dólar possui intima relação com a independência norte americana e o fortalecimento da economia dos Estados Unidos da America.

Quando os americanos conseguiram unificar as formas de pagamento sobre sua moeda, o país começou a crescer violentamente.

Mas o que fez com que os americanos conquistassem de vez o topo do mundo foi, principalmente a segunda guerra mundial, portanto, para pensarmos em um mundo sem o dólar, deveríamos ir além e imaginar as grandes guerras com desfechos diferentes.

Talvez Hitler vencesse, talvez a Alemanha ainda continuasse sendo derrotada e a bomba atômica nunca assolasse o Japão.

Imaginar o mundo sem o dólar seria colocar os Estados Unidos sobre o comando da Inglaterra, ou seja, seria imaginar o provável reinado da Libra Esterlina.

E se unificássemos a moeda entre todos os países? E se a moeda não existisse? Bem, é menos impossível pensar em uma única moeda global do que imaginar o retorno do escambo ou um mundo onde todos simplesmente compartilhassem seus bens sem estratificação ou ascensões e recessões econômicas.

Além de despreparado para isso, o mundo ainda está muito fascinado com o universo ilusório dos status e das aparências.

Unificar a moeda entre todos os países do globo seria o mesmo que admitir quase um comunismo, pois, a queda de um país representaria uma necessidade dos outros países resgatá-lo.

É bom colocar aqui, o desenvolvimento dessa discussão: poderíamos ir além e imaginar o mundo sobre uma única moeda? Como seria? Voltaríamos aos feudos? Seria um feudalismo moderno? Divaguem.

___

Photo Credit: http://www.flickr.com/photos/[email protected]/4835646157/ Pat Walton via http://compfight.com Compfight http://www.flickr.com/help/general/#147 cc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Talvez Goste Também De...

Quanto Custa uma Viagem para Portugal?
Ler Mais →